Qual o valor do seu lucro, vendendo pizza com a sua marca?

Custo de venda da pizza com a sua marca (projeção fictícia).


Altere os dados abaixo com os seus custos e ou aumente com informações adicionais para saber o valor real do seu caso.


Para chegar no cálculo exato, precisamos dos dados da ficha técnica do produto e dos quatro pilares da formação de preço, sendo planilhado os custos fixos, variáveis, salário e lucro.


Para resumir, vamos exemplificar a pizza grande (8 fatias) Portuguesa com a ficha técnica ao custo variável de R$ 15,00 (insumos) + R$ 5,00 (custos fixos).


Neste valor, mensuramos o custo dos insumos em gramas, sendo desde o preparo da massa, dos ingredientes que compõe o recheio, a caixa/embalagem e a diluição do custo fixo operacional imputado ao produto.


Sabendo o custo de preparo da pizza, partimos para planilhar os custos fixos, sendo mensurado de forma fictícia abaixo:

CUSTO FIXO DE UMA PIZZARIA COM A SUA MARCA

Sabendo o custo de preparo da pizza, partimos para planilhar os custos fixos, sendo mensurado de forma fictícia abaixo:


Aluguel R$ 3.800,0

Água R$ 700,00

Luz R$ 1.800,00

Gás R$ 1.200,00

Salário 2 pizzaiolos R$ 4.400,00

Salário 2 atendentes R$ 3.200,00

Encargos CLT R$ 1.580,00

*Valor aproximado é multiplicar por 2,5 o custo mensal do salário total dos colaboradores e dividir por 12 meses


• Prolabore do proprietário com encargos
R$ 7.000,00

• Telefone (fixo + linha celular + internet)
R$ 300,00

• Material de limpeza

R$ 500,00

• Contabilidade

R$ 700,00


• Gastos extras e fundo de reserva

R$ 1.000,00


• Marketing

R$ 1.200,00

*Valor investido em marketing básico, mensurando R$ 40,00/dia - preço de uma pizza


TOTAL

R$ 27.380,00

Uma vez apontado todos os custos fixos do seu negócio operando com a sua marca, não esquecer que havendo vendas ou não, este valor sempre existirá.


O próximo passo é saber quantas pizzas seriam necessárias para vender, afim de pagar os custos fixos, ou seja, qual a é meta necessária para alcançar o ponto de equilíbrio. Segue abaixo:


Custo fixo do negócio com a sua marca é de R$ 27.380,00.


Custo de produção variável da pizza R$ 15,00 (insumos) + R$ 5,00 (custo fixo) totalizando R$ 20,00.


Tendo estes dados levantados, a próxima pergunta é:

Quantas pizzas preciso vender para pagar o custo fixo da empresa?


Esta resposta, chama-se Ponto de Equilíbrio e para descobrir, realizamos a seguinte conta abaixo:


PONTO DE EQUILÍBRIO = CUSTOS FIXOS / CUSTO DE PRODUÇÃO VARIÁVEL

PONTO DE EQUILÍBRIO = R$ 27.380,00 / R$ 20,00 = 1.369


Ou seja, quando a sua empresa vender 1.369 pizzas, paga-se os seus custos fixos, alcançando assim o PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL, sendo o famoso Zero a Zero (sem dívida e sem lucro).

Agora sabemos o custo e para mensurarmos o lucro, devemos conhecer qual é o índice multiplicador no cálculo do mark-up, considerando que o lucro seja de 20% (margem de lucro comumente aplicada em pizzarias) e a carga tributária de imposto no percentual de 6%, totalizando 26%.


Aplica-se a seguinte fórmula para encontrar o índice multiplicador:


100 / 100 – 26 =

100 / 74 = 1,35


Para obter o preço final, basta multiplicar R$ 35,69 por 1,35, que resulta em R$ 48,00 (arredondando a conta). O mark-up é um norte para a precificação e deve ser utilizado para esta finalidade, e não como regra ok? O preço de um produto deve se abster conforme o que impõe o mercado, sendo uma boa tese seguindo os princípios dos 4 P´s do Marketing (preço, praça, produto e promoção).


Na definição de preço, conclui-se que a pizza Portuguesa será comercializada por R$ 45,50, sendo esta precificação cobrindo os custos de produção, os fixos, os impostos e ainda possui um lucro de 20% sobre cada unidade produzida.


Veja os resultados abaixo:

R$ 35,69 + 20% = R$ 42,82 (valor com lucro real na venda de 20%)

R$ 42,82 +6% (impostos) = R$ 45,50 (arredondando a conta)


Neste cenário, chamamos de Ebitda (lucro obtido antes do pagamento dos impostos).

*No Simples Nacional a tributação pode girar em torno de 4% a 30% de imposto, vai depender se você é um comércio ou uma indústria, e também do seu faturamento.


Com este exemplo de pizzaria operando com a sua própria marca, o lucro (valor que sobra no caixa) seria de R$ 16.090,50 – considerando que foi vendida no mês 2.000 mil pizzas, sendo destas, 1.369 pizzas pagando apenas o seu custo fixo operacional, resultando no lucro de venda de 631 pizzas. Segue explanação detalhada abaixo:


1.369 pizzas x R$ 20,00 (custo) = R$ 27.380,00

(quantidade de vendas para o ponto de equilíbrio contábil)


Se no mês vendeu 2.000 mil pizzas - 1.369 pizzas

(quantidade necessária para pagar o custo operacional), o saldo do lucro é de 631 pizzas no mês como venda de lucro.


631 pizzas vendendo no valor de R$ 45,50 = R$ 28.710,50 (receita bruta)

631 pizzas ao custo de R$ 20,00 cada uma, totaliza = R$ 12.620,00 (custo)


Entao o valor do lucro líquido é de R$ 16.090,50 referente as 631 pizzas.


Quanto maior a sua meta de vendas, menor a margem de contribuição. Logo, o seu preço mínimo de venda será menor. Assim a pizzaria teria uma margem de lucro maior.

Vamos agora, imaginar que a meta de venda em pizzas, seria de 2.000 unidades ao mês, para então sabermos qual seria a margem de contribuição.


CUSTO FIXO TOTAL

R$ 27.380,00


DIVIDIDO PELA META DE VENDAS
2.000 pizzas


RESULTA NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
R$ 13,69


Este valor de R$ 13,69, é chamado de MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. Ele é o valor embutido no preço de venda de cada pizza responsável por pagar seus custos fixos.


Vamos calcular agora uma estimativa de despesas que variam ao longo do mês (despesas extras, emergenciais, funcionário free lancer, combustível ou transporte de compra de mercadorias ou seu custo de locomoção até a empresa, aumento de preço de insumos, taxa de cartão, depreciação dos maquinários entre outros), sendo denominado de custo extra variável.


Com isso feito, conseguimos chegar no valor mínimo de venda para manter seu negócio saudável, algo super importante para esse cálculo que estamos propondo:


CUSTO VARIÁVEL + EXTRAS VARIÁVEIS + MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO = VALOR MÍNIMO DE VENDA


CUSTO VARIÁVEL
R$ 20,00


EXTRA VARIÁVEIS

R$ 2,00


MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
R$ 13,69


VALOR MÍNIMO DE VENDA
R$ 35,69


Vendendo a pizza por R$ 35,69 a empresa não terá prejuízo, porém, não obterá lucro. Lembrando que faturamento é o que entra, mas o que interessa é o lucro, ou seja, valor que sobra, resultando em venda saudável.

Observação: Nunca confundir faturamento com lucro, pois faturamento é o que entra e o lucro é o que sobra.


Em várias consultorias, presenciei empresas com faturamento mensal de 1 milhão de reais. No entanto, o lucro, que é o que importa, era insignificante ou até negativo. Isso resultou no conceito que nomeei de "como quebrar, vendendo muito".


A maioria das pizzarias hoje, trabalham com uma margem entre 15 a 25% de lucro. Existem as que trabalham com uma margem mais folgada entre 25 e 35%, mas não é a maioria.


Quanto à média de vendas é muito relativo. Isso varia muito. Mas um número comum para pizzarias já estabelecidas é de 3.000 a 8.000 pizzas por mês. Tem as que vendem 10.000 pizzas e tem as que vendem menos de 1.000. Isso é muito relativo.


Acima foi apenas um cenário fictício para montarmos uma projeção de venda de pizza com a marca própria.


Por exemplo, temos as taxas de cartões, cálculo do tempo de produção, entre outros custos relevantes que fazem toda a diferença. Então cada negócio tem as suas particularidades a serem analisadas, assim como os preços praticados pelo mercado.


O que posso afirmar é que, deve-se conhecer todos os custos envolvidos no seu negócio para então aplicar o mark-up correto para um norte da precificação, pois a atenção neste ponto, pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa.


O mark-up é crucial para a precificação, porém não se aplica o mesmo multiplicador a todas as pizzas ou produtos. Cada caso é específico, logo, não existe uma regra definida a seguir.

Palavra do CEO Livero

Fernando Yoiti Matumoto

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