No modelo de negócio da franquia LIVERO, a sua empresa utiliza o custo fixo e variável para impulsionar a segunda marca (LIVERO) em sua cozinha.
Conforme demonstrado no exemplo da empresa fictícia com a sua marca (clique aqui), esta, resulta em ser saudável, sendo assim, todos os custos fixos e variáveis já estão pagos pela própria empresa.
Apenas alguns custos acabam sendo imputados no modelo de negócio secundário, segue abaixo:
CUSTO FIXO DE UMA PIZZARIA COM A LIVERO
• Licença mensal
1 salário mínimo • R$ 1.412,00 (cotação em Janeiro/2024)
• Custos fixos e variáveis
R$ 0,00 (a sua empresa já pagou os custos fixos e variáveis, considerando ser uma empresa saudável)
• TOTAL
R$ 1.412,00
• Caixa de pizza / royalties
R$ 6,00
(Se não vender, não há custo por não ter havido necessidade de reposição de caixas e/ou taxa de royalties). Este valor torna-se variável.
Tendo estes dados levantados, a próxima pergunta é:
Quantas pizzas preciso vender para pagar o custo fixo da empresa operando como franqueado LIVERO?
Considere a regra de precificação da pizza Portuguesa, conforme o exemplo operando com uma marca fictícia.
O valor de produção foi de R$ 15,00, e ao adicionar R$ 6,00 correspondente à caixa/royalties do selo LIVERO, o preço total da pizza passou a ser R$ 21,00.
Operando como franqueado LIVERO, isenta-se dos acréscimos imputados na explanação da sua marca fictícia da etapa anterior, tendo em vista que a sua empresa é um negócio saudável, o qual já se pagou os custos fixos e variáveis.
Sabendo desta informações, vamos calcular o Ponto de Equilíbrio e para descobrir, realizamos a seguinte conta abaixo:
PONTO DE EQUILÍBRIO = CUSTOS FIXOS / CUSTO DE PRODUÇÃO VARIÁVEL
PONTO DE EQUILÍBRIO = R$ 1.412,00 / R$ 21,00 = 67,23 (arredondamos para 68)
Ou seja, quando a empresa vender 68 pizzas, paga-se o seu custo fixo como franqueado LIVERO, alcançando assim o PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL, sendo o famoso Zero a Zero (sem dívida e sem lucro).
Vamos agora imaginar que a meta de venda de pizza seria de 1.000 pizzas ao mês, para então sabermos qual seria a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.
CUSTO FIXO TOTAL
R$ 1.412,00
DIVIDIDO PELA META DE VENDAS
1.000 pizzas
RESULTA NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
R$ 1,41
Este valor de R$ 1,41, é chamado de MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. Ele é o valor embutido no preço de venda de cada pizza responsável por pagar seus custos fixos como franqueado LIVERO.
Com isso feito, conseguimos chegar no valor mínimo de venda, sendo:
CUSTO VARIÁVEL + EXTRAS VARIÁVEIS CAIXA/ROYALTIES + MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO = VALOR MÍNIMO DE VENDA
CUSTO VARIÁVEL
R$ 15,00
EXTRA VARIÁVEL CAIXA/ROYALTIES
R$ 6,00
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
R$ 1,41
RESULTA EM
R$ 22,41 (valor do custo da pizza)
Vamos agora precificar o valor de venda ao cliente final.
R$ 22,41 é o custo da pizza, sendo somado os seguintes percentuais para definir o preço de venda no valor final:
R$ 22,41 + 30% (lucro) + 10% (fidelidade cashback) = R$ 32,04 (arredondando para R$ 32,10)
O custo da pizza é de R$ 22,40 (arredondando).
O valor de venda da pizza com 30% de lucro, resulta em R$ 29,12. (exceto adições dos impostos e cashback que não compõe o lucro e sim a soma do faturamento/valor bruto de venda).
O valor de R$ 32,10 - R$ 22,40 resulta em R$ 9,70, sendo este, o lucro por pizza vendida como franqueado LIVERO.
44 pizzas paga-se todo o custo fixo operacional como franqueado LIVERO.
956 pizzas é o lucro, sendo no valor de R$ 9.273,20 (956 pizzas X R$ 9,70 margem de lucro)
Com este exemplo de pizzaria operando como franqueado LIVERO, o lucro (valor que sobra no caixa) seria de R$ 9.273,20 – considerando que foi vendida no mês 1.000 mil pizzas.
Quanto maior a sua meta de vendas, menor a margem de contribuição. Logo, o seu preço mínimo de venda será menor. Assim a pizzaria teria uma margem de lucro maior.
Neste exemplo, o retorno sob o investimento seria superior a 500% ao mês.
Acesse uma projeção fictícia do lucro de venda da pizza com a sua própria marca.
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